6 de novembro de 2008

Como iniciar um blog de sucesso?


Encontrei no site: Fique-Rico um ótimo texto sobre: Faça seu blog ser um sucesso.
Muito bom mesmo, nem editei nada com medo de estragar! =D
Então agradecimentos para Paulo Faustino!

Título: Planejando seu próximo blog de sucesso.

O QUE É PLANEJAMENTO?
O planejamento é uma etapa administrativa que auxilia o administrador a perceber a realidade, avaliar ações e definir pontos de referência para futuras avaliações. O planejamento faz parte da nossa vida e em quase todas as decisões que tomamos é feito um planejamento, algumas vezes nem percebemos isso.
VAMOS PLANEAR SEU PRÓXIMO BLOG
O planejamento levará em conta um blog básico, mas tenha em mente que cada projeto possui particularidades que envolvem o público alvo e a sua disponibilidade, tanto de tempo como de recursos financeiros.

QUAL O OBJECTIVO DO BLOG?
Por que criar um blog? Faça essa pergunta logo na primeira etapa do planejamento, pois da resposta dependerá todo o restante. Se a resposta for por hobby, passatempo, diversão, o planejamento deverá levar em conta que o objetivo não é ter uma recompensa financeira, mas sim um prazer pessoal, um bem estar próprio. Esse será o retorno, a meta a ser alcançada.
Nesse artigo o planejamento abordado será para os que responderem que o objetivo do blog é ganhar dinheiro. Mas os passos poderão ser adaptados facilmente para um blog “sem fins lucrativos”.
QUAL SERÁ O SEU PÚBLICO ALVO?
Essa deve ser a segunda pergunta a ser respondida. Lembre-se se você entende muito de tênis e não entende nada de tecnologia você não poderá criar um blog que fale de tecnologia, pois é impossível conseguir enganar os leitores que visitarão seu blog. Seja sincero com você mesmo. Falar do que entende e gosta é muito mais fácil e prazeroso.
Agora que você já definiu seu público alvo pesquise na internet por outros blogs que estão explorando esse nicho. Procure mensurar os seguintes dados:

  • Quais os 5 maiores blogs nesse nicho em seu idioma?
    Para isso você pode utilizar o BlogBlogs e o Technorati. Depois você pode fazer uma comparação entre eles utilizando o Alexa.

  • Analise os artigos desses blogs que mais destaque tem, tanto em questão de visualizações, quanto em questão de pontuação?
    Compare esses artigos com o seu estilo de escrita, faça um julgamento inicial se você tem condições de produzir textos iguais ou melhores que eles. Seja crítico consigo mesmo, pois os seus visitantes o serão.

  • Quantas visitas mensais eles possuem em média?
    No próprio site Alexa você consegue essas informações, mas você também pode entrar em contato com o administrador do blog através do formulário de contato.

  • Qual o Ranking Alexa, PageRank e Ranking BlogBlogs deles?
    Os rankings são muito importantes para os blogs, pois através deles você poderá, no futuro, negociar melhores preços de anúncios, então é importante saber em que posição desses rankings consegue chegar um blog no seu nicho.

  • Quais sistemas utilizam para monetizar o blog?
    Verifique se eles utilizam adsense, hotwords, entre outros. Essa etapa é muito interessante, pois você irá “sentir” que tipo de monetização funciona melhor com seu futuro público alvo.

  • Qual a freqüência das postagens e comentários nesses blogs?
    Esse tipo de nicho rende muitos comentários? Se sim você terá que planejar um tempo extra para responder aos comentários.
    Esses blogs postam quantas vezes por semana? Também será importante para definir sua estratégia de postagem.

  • Outras perguntas específicas do nicho escolhido.
    Defina outras perguntas necessárias a seu planejamento. Na leitura de artigos e visitas a blogs desse nicho você irá descobrir novas questões que precisam ser abordadas e respondidas antes do começo do seu blog.
QUAL SERÁ O DOMÍNIO DO SEU BLOG?
Você não pode abrir mão de ter um domínio próprio se deseja ganhar dinheiro com esse blog. Criar uma referência forte e única é essencial, o que você só conseguirá com um domínio próprio. Defina três possibilidades e verifique a disponibilidade do domínio. Procure ser original nessa etapa. Afinal como já disse essa será a sua marca. Não será fácil uma mudança no futuro.

ONDE HOSPEDAR O SEU BLOG?
Outro erro que pode ser cometido nessa fase é não mensurar o crescimento que seu blog pode alcançar em alguns meses. Tive essa falha a pouco menos de três meses quando iniciei um projeto novo com alguns colegas da faculdade, o Como Instalar. Contratamos um serviço de hospedagem com 10Gb de transferência, achando que o projeto não iria crescer tão depressa. Aconteceu o contrário, o projeto cresceu assustadoramente fora do previsto e tivemos que refazer um planejamento menos de dois meses depois de executado.
Procure mensurar um crescimento otimista. Melhor errar pra mais do que pra menos. Não vou “sugerir” nenhum serviço de hospedagem, existem muitos na internet. Pesquise antes, procure saber como é a reputação do serviço que está querendo contratar, peça opinião a outros blogueiros do seu nicho e leia com calma o contrato antes de assinar para não ter surpresas.
QUANDO COMEÇAR A PUBLICAR CONTEÚDOS?
Você pode começar a publicar assim que seu blog estiver no ar. Mas antes de começar a publicar crie algumas páginas obrigatórias, como:

  • Sobre
    Nessa página você pode colocar alguns dados a seu respeito, como nome, profissão, e o que pretende com esse blog. É na verdade uma página de apresentação, o que exclui a necessidade de um post inicial dizendo que chegou, que o blog inicia hoje…

  • Política de privacidade
    Principalmente se for utilizar o Google Adsense é altamente recomendável fazer uma página com sua política de privacidade.

  • Contato
    Nessa página coloque um formulário para contato. É muito útil para que seus leitores possam expressar algo que não seria correto colocar nos comentários dos artigos.

  • Mapa do blog
    Um mapa do blog torna simples a procura do visitante por outros artigos e aumenta o número de pageviews do seu projeto.

  • Termos de uso
    É interessante criar uma página com os termos de uso para que seus visitantes saibam o que podem, ou não, fazer com o conteúdo que estão lendo.

  • Anuncie aqui
    Se o objetivo é monetizar o blog, crie uma página com informações de valores para publicidade no blog. Nessa página coloque informações como número de visitas por mês, pagerank, ranking alexa, entre outros que julgar necessárias.
No GF Soluções você encontra modelos que podem servir de base para essas páginas. Meus projetos só começaram a crescer depois de, no mínimo, 50 artigos publicados, mas cada nicho tem suas próprias características. Uma dica importante é não investir em publicidade no começo. Espere ter uma boa quantidade de artigos primeiro. Quer divulgar sem custos? Utilize as redes sociais como diHITT, Rec6, Linkto, doMelhor, entre outras. Procure também escrever Guest Posts em blogs com grande visitação para se tornar um autor conhecido no nicho que está entrando.
O planejamento inicial está pronto? Não, mas o intuito desse artigo é dar o pontapé inicial, agora é com você. Planeje, execute, analise os resultados e volte ao planejamento.

Créditos: Codigos-Blog

17 comentários:

  1. Planejar um Blog de sucesso pode parecer divertido. Mas soará falso.

    Qual o sentido de se fazer um blog de sucesso apenas pelo sucesso?

    Tal objetivo pode ser alcançado, por 15 minutos de fama. Mas depois...

    O lance é blogar o que gosta.

    ResponderExcluir
  2. è verdade, mas o intuito deste poste é para que procura um meio de sobreviver, ou seja, ter dinheiro na carteira apenas blogando!

    ResponderExcluir
  3. O fique rico tem dicas muito boas e sempre contribui com alguma coisa.
    A busca desesperada pelo sucesso do seu blog pode te levar ao fracasso....blogar é uma arte e o sucesso será natural.

    ResponderExcluir
  4. hehe
    interessante
    ja tive um blog que tava fazendo sucesso na blogsfera, mais ai veio um vicio de jogo (tibia), ai eu disfi o blog o tao conhecido página brasil
    agora estou com o fla net

    ResponderExcluir
  5. Acho que meu blog é um sucesso. Ja ganhei váaarios presentinhos por conta dele.. hehehehe

    ResponderExcluir
  6. Boas dicas, gostei!

    www.geracaoweb.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post! Vou adicionar seu blog no preferidos!!!

    Bjsssssssssssssss!!!!

    Dá uma olhada lá e vê o que vc acha:

    http://barbiewireband.blogspot.com/ [/)] [;)]

    ResponderExcluir
  8. muito bom ajuda bastante

    www.xerox66.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante esse post Bruno. Estou começando agora a mexer com esse negócio de blog e nunca tinha imaginado isso que você escreveu..é de se pensar

    chillipe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Dicas interessantes para quem pensa em ganhar algum com o blog... esse não é o meu caso que blogo porque gosto, por prazer mesmo!!

    Bjo!!
    www.blogdavana.zip.net

    ResponderExcluir
  11. Dicas interessantes pra quem quer ser um Top! =)

    Òtimo blog

    Beeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  12. ACho que tudo se resume a uma coisa: planejamento. Ainda mais para quem quer fazer do blogue um meio de sustento. ACredito que há pessoas que vivem dos seus blogues (não é o meu caso).

    Eu segui a maioria dessas dicas quando fiz o saco de filó, mas para mim, ele é um local de desestressar mesmo. Com a minha rotina de trabalho se eu não tiver algo assim, infarto.

    Abs

    ResponderExcluir
  13. já gostei do post, mas nem tenho a pretensão de lucrar com o meu blog, até porque ele é meu fio terra...
    tô saindo da adolescência, sabe?
    mas em todo caso é válido, um dia quem sabe eu preciso...
    rsrs

    beijo!

    ResponderExcluir
  14. Ai sorte que o meu blogger esta indo de vento e polpa XD

    ResponderExcluir
  15. Eu nem me atrevo a tentar tocar guitarra ! Fico com a minha boa e velha flauta ! risos Abraços !

    ResponderExcluir
  16. São dicas valiosas sim sem dúvida mas eu acho que o mais aconselhável ou talvez até o mais lógico de um blog de sucesso sem dúvida é o seu conteúdo próprio, original e pessoal.

    ResponderExcluir
  17. As dicas do Fique-Rico são sempre maravilhosas! Uma ótima indicação.

    http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

    ResponderExcluir