21 de março de 2009

Domínio próprio, hospedagem, Blogger, Wordpress? O que escolher

Muita gente que começa com um blog, não tem o menor interesse em gastar dinheiro com o seu blog, seja para registro ou para hospedagem. Querem apenas lucro e vão logo pegando serviços grátis no Wordpress, no Blogger ou em algum outro.

Isso é um erro. Posso citar diversas vantagens em registrar um domínio:

  1. O nome do seu blog vai ser único, já que ter um cadastro como “fulaninho.wordpress.com” não garante que outra pessoa não possa registrar “fulaninho.com.br”;
  2. O Google tem muito mais interesse em subir no ranking domínios próprios, ao invés de domínios no Wordpress ou Blogger;
  3. Um domínio próprio é muito mais fácil de lembrar e muito mais fácil de agradar seus visitantes;
  4. Com um domínio próprio, você vai precisar de uma hospedagem e com uma hospedagem própria, você terá um leque muito maior de opções do que em serviços grátis.

O registro de um domínio é barato, apenas R$ 30,00 por ano e você pode fazer esse registro diretamente no site do Registro.br ou em sites específicos que fazem o prodecimento para você como o Edom, mas o que muitos não tem interesse em pagar é o valor de uma hospedagem para os arquivos do blog.

A solução é simples, basta usar um serviço de hospedagem gratuito! NÃO é tão simples assim, existem diversas desvantagens na utilização de hospedagem grátis:

  1. Por ser um serviço grátis, dificilmente você pode confiar 100% com os arquivos que são enviados via FTP;
  2. O suporte técnico geralmente é falho;
  3. Geralmente existe algum tipo de publicidade ou limitações nas ações que você pode tomar;
  4. Serviços grátis geralmente não lhe dão a opção de ter um email@seudominio.com (você pode usar o Gmail para isso, mas sinceramente é um pé no saco);
  5. Por ser um serviço grátis, não existe garantia nenhuma de que amanhã a empresa ainda terá o site no ar ou que o sistema estará funcionando;
  6. No caso de algum problema com o servidor, ninguém garante que você conseguirá recuperar seus arquivos do FTP.

Resumindo, o barato sai caro.

Se você realmente quer ter algum lucro com seu blog, considere investir algum dinheiro nele para o registro e uma hospedagem que satisfaça suas necessidades e já comece o se blog com um domínio próprio. Sabe por que?

Muita gente começa com um “blog.wordpress.com” ou “blog.blogspot.com” e depois muda para um domínio próprio… O que acontece com o endereço antigo?

  1. A pessoa faz um post falando sobre o novo endereço. Mas não pensa que quem cair no blog pelo google dificilmente verá a index do blog, pois está interessada apenas em uma notícia específica;
  2. Para evitar isso, a pessoa apaga todo o conteúdo do blog e deixa só um post de aviso. PIOR ainda, vai perder indexação no google e quem cair no blog vai ver a página de erro 404… Vai deduzir que o blog não existe mais.
Comece logo com um endereço próprio, hospedagem paga e aproveite para customizar bem o seu blog. Seja diferente no conteúdo e no layout se quiser se destacar de verdade.

7 comentários:

  1. Interessante, eu penso em ganhar algum com o meu blog e vou ler com mais calma o que vc escreveu.
    Beijinhos de Rozangela Melo!!!
    Visite o nosso blog
    http://www.cgfilmspictures.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Opa ,OI blz?
    Olha eu tenho um template igual ao seu, e não consigo colocar o anúncio do busca pé,que nem você colocou aí na sua sidebar.

    Como que é que é pra colocar o código do anúncio debaixo dessa imagem?
    se estiver online meu msn é: jon_loke@hotmail.com

    meu blog
    http://danielisso.blogspot.com/

    agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  3. Ola!!! estou seguindo seu blog agora :D

    venha seguir o meu tb ^^

    http://fiqueiputo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. OoO!

    Propagandas a mil não é cara?

    Mas boas dicas, tem sempre alguem que precisa...

    ResponderExcluir
  5. SINCERAMENTE NÃO TENHO PRETENSÃO DE GANHAR $ COM BLOG. PORTANTO... NÃO VOU GA$TAR!

    ResponderExcluir
  6. PARA DESESTRESSAR ACONSELHO QUE VISITEM O SITE - www.clubedasamantes.com


    UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  7. Opa

    Sem duvida otimas dicas para iniciantes, por um tempo usei hospedagem e dominios gratis hoje sem pestenejar não recomendo. Não a nada como um bom serviço de qualidade para seu site.

    Alem das vantagens

    Abraço

    ResponderExcluir